21 de junho de 2010

3 HORAS DE ESPECTÁCULO

7ª Gala das Escolas foi uma autêntica mostra cultural concebida em união de esforços por alunos e professores

No dia 5 de Junho, decorreu no Teatro Municipal de Bragança a 7ª Gala das Escolas. Do culminar de um trabalho desenvolvido durante todo o ano lectivo e que envolveu não só os alunos, como também os professores e as próprias comissões directivas dos vários agrupamentos, resultou um espectáculo cuja duração se aproximou das três horas, sem direito a intervalo. Houve arte para todos os gostos com música, dança e teatro, e jovens talentos não faltaram.
O tempo de actuação das escolas foi delimitado, tendo sido atribuídos cerca de 20 minutos a cada instituição para apresentar o seu trabalho. “É muito difícil em trabalhos do género que as escolas apresentaram cumprir à risca o horário. Mais, globalmente, as escolas não ultrapassaram a meia hora”, garantiu o “rosto visível” da organização da gala, a docente Fernanda Silva. “ O sentimento, no final, foi que as 3 horas passaram num instante porque a qualidade do espectáculo permitiu que as pessoas tivessem ficado satisfeitas e não se cansassem”, acrescentou a professora do 1º ciclo que integra a equipa da Junta de Freguesia da Sé, responsável pela organização do evento.


Quanto à inclusão da Escola de Ballet de Bragança na Gala, tendo mesmo aberto o espectáculo, apesar de não ser uma escola pública, a docente do Agrupamento de Escolas Luciano Cordeiro em Mirandela advoga: “Ouvimos e registámos esse ponto negativo, essa crítica que nos fizeram e prometemos às pessoas fazer uma avaliação juntamente com as escolas e ponderar essa questão. Nós estamos sempre a evoluir. Penso que não tenha sido um erro, mas, sinceramente, ainda não amadurecemos a ideia. Vamos fazê-lo agora”.
Segundo Fernanda Silva, o investimento parental nos fatos de ballet é considerável. “Os fatos não ficam baratos e esta é também uma forma de os irem rentabilizando. Dado que os alunos do ballet só têm a Gala de Encerramento das Actividades, para além desta onde foram incluídos”, concluiu.
A dançarina da Escola de Ballet que se magoou no início do espectáculo, tendo sido, imediatamente, transportada de ambulância para o hospital, encontra-se em franca recuperação, tendo sido mais o susto resultante de uma pequena lesão.

Sem comentários:

Enviar um comentário