12 de junho de 2010

BOMBEIROS DE PARABÉNS

Esforço, dedicação e empenho na salvaguarda de pessoas e bens da comunidade ao longo de 120 anos

Os Bombeiros Voluntários de Bragança comemoraram, no passado sábado, o seu 120º aniversário. Com muitas individualidades presentes, para além dos bombeiros e seus familiares, as portas do quartel estiveram, também, abertas para toda a comunidade, em geral, que quis prestar o seu tributo aos homens da paz.
Na cerimónia, foram homenageados José Moreno e Salomão Fernandes. O primeiro foi “agraciado com a medalha de dedicação grau ouro por ter prestado bom e efectivo serviço durante 25 anos no Corpo de Bombeiros de Bragança”. Enquanto que, o segundo foi distinguido por ter ganho o primeiro prémio nas Olimpíadas do Ambiente, entre milhares de candidatos.
“Como médico bombeiro e bombeiro médico, a minha disponibilidade é permanente. Vi esta corporação crescer desde a sua antiga sede ao pé do Auditório Paulo Quintela, até à feitura deste edifício e até aos cento e tal elementos que a corporação dispõe hoje em dia. Cresceu proporcionalmente e exponencialmente como cresceu a cidade”, revela José Moreno, condecorado pelos seus 25 anos ao serviço dos Bombeiros.
Após os discursos, foi tempo de saciar os apetites com sardinhada, porco no espeto e caldo verde. Seguiu-se o arraial com a actuação da banda “Sindikato”.
Neste 120º aniversário, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Bragança José Fernandes, afirma-se com “sentido de dever cumprido”. “Entre os muitos que já passaram por esta casa, sinto acrescentar um bocadinho de mim para que, no futuro, os meus filhos e a minha família possam dizer com orgulho, o meu pai foi comandante dos bombeiros de Bragança”.
No comando da corporação há 5 anos, fala na época que se avizinha: “Confio nos meios humanos e materiais que temos e isso é meio caminho andado. O que vai acontecer este Verão não sei, o que sei é que estamos preparados e motivados”.
O presidente da direcção dos Bombeiros Voluntários de Bragança, Rui Correia, diz estarem “razoavelmente bem equipados”, na expectativa de que o Verão seja uma “época de não incêndios”.

“Perguntamos sempre onde é e nunca quem é. Interessa-nos, sim, saber onde é para socorrer com eficiência e rapidez”, José Fernandes

Numa “estreia com grande orgulho”, o novo Comandante Operacional Distrital da Protecção Civil, Carlos Alves, marcou presença no aniversário naquele que foi o seu primeiro acto cerimonioso desde a sua tomada de posse. “Estou aqui, hoje, com particular satisfação. Esta é a minha primeira cerimónia nestas funções e mais prazer tenho, ainda, em ser na minha terra, na corporação de bombeiros da minha cidade”, confessa.
O presidente da Federação Distrital de Bombeiros, considera que a corporação de Bragança é, actualmente, uma das melhores do distrito. “Se não a melhor. Pela juventude que aqui tem e pela disponibilidade que demonstra”, salienta Humberto Martins.

Novo Comandante Operacional Distrital da Protecção Civil, Carlos Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário