5 de junho de 2010

TEATRO TUNANTE LOTADO

Outro ano bem sucedido para a 12ª edição do Festival Internacional de Tunas Académicas de Bragança

A Noite de Serenatas, na Praça Cavaleiro Ferreira, principiou o XII Festival Internacional de Tunas Académicas de Bragança (FITAB) no dia 21 de Maio. Organizado pela Real Tuna Universitária de Bragança (RTUB), esta edição do festival contou com a presença da Tuna – Mus, a Tuna Médica da Universidade da Beira Interior (UBI), a Estudantina Académica de Castelo Branco, a Estudantina de Braga e a Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra. Na situação de extra concurso, a Tôna Tuna, a Tuna Feminina do IPB deliciou ouvidos e olhares e encantou a plateia.
Na primeira noite, as serenatas brindaram uma assistência medianamente composta por cerca de uma centena de pessoas, talvez, devido ao “Bragança é Moda” que exerceu uma concorrência directa avassaladora. No entanto, um calor mais veraneante do que primaveril favoreceu a actuação das 4 tunas participantes. No sábado, segundo e último dia do FITAB, o cenário foi montado no palco do Teatro Municipal de Bragança, desta feita, completamente esgotado, tendo havido muitos estudantes a permanecer de pé desde as 21 e 30 até à 1 e 20 da madrugada. A música “Amigos para sempre” encerrou, da melhor forma possível, o espectáculo, tendo sido executada e entoada em uníssono pela Academia de Sons e pela RTUB. Seguiu-se a entrega, tão aguardada, dos prémios, que terminou já bem perto da 1 e 30.
Assim, os vencedores foram: Melhor Pandeireta – Estudantina de Braga; Melhor Porta-Estandarte – Estudantina Académica de Castelo Branco; Melhor Solista – Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra; Melhor Instrumental – Estudantina de Braga; Melhor Serenata – Estudantina de Braga; Tuna + Tuna – Tuna Médica da Universidade da Beira Interior; Melhor Tuna (garante presença automática no próximo festival) – Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra.
O FITAB emprestou à cidade, como é seu hábito, movimento e cor, apesar da negrura dos trajes. Algumas instituições prestam, por esta altura, o seu contributo, dando guarida aos mais de 200 estudantes. As instalações da PSP, a título de exemplo, foram cedidas aos académicos para estes pernoitarem.
A opinião dos estudantes era unânime, o FITAB é um dos festivais mais bem organizados do país, desta forma, justificam a sua ânsia em participar neste evento, desta feita, apenas, nacional, dada a não comparência de tunas de outros países.

Sem comentários:

Enviar um comentário