26 de junho de 2010

JOSÉ NOGUEIRO (NAC)

"NÃO NOS FAÇAM TRABALHAR!"


Nomeado – José Nogueiro
Cargo – Presidente do Nordeste Automóvel Clube (NAC)
Evento – Rampa de Bragança
Data – 27 e 27 de Junho

1 @ Como é que está a correr a preparação da 6ª Edição da Rampa de Bragança?

R: A organização desta prova, que conta para o Campeonato de Portugal de Montanha, está a correr dentro dos parâmetros normais. É a lufa-lufa habitual para acertarmos os últimos pormenores. Está tudo bem encaminhado em termos de autoridades, bombeiros, médicos, Câmara Municipal, GNR, enfim. Estamos a ultimar os preparativos, mas é preciso combinar muitas coisas e é um bocado pesado. De maneira que temos de nos precaver e começar atempadamente a fazer o que é preciso para não deixarmos nada para o final.

2 @ Ainda faltam muitos preparativos?

R: Ainda temos cerca de uma semana o que nos dá uma certa margem de manobra para podermos realizar os preparativos com calma e cuidado para tentarmos que não haja falhas da nossa parte.

3 @ O que é que envolve esta terceira prova do Campeonato de Portugal de Montanha em termos de meios humanos?

R: Temos de ter muitos comissários de pista, comissários técnicos, delegados da federação, observadores, médicos, enfermeiros, bombeiros, autoridades policiais, GNR e policia, enfim, é muita gente. São, aproximadamente, 200 pessoas.

4 @ Haverá prémios pecuniários para os vencedores de domingo?

R: Isso não! Os prémios são praticamente simbólicos. Entregamos uns troféus que não são bem taças.

5 @ No fim-de-semana de 12 e 13 houve a Rampa de Murça, no seguinte, o Circuito de Vila Real e no próximo a Rampa de Bragança. Não acha que este seguimento de provas de velocidade pode influir ou prejudicar na organização deste evento do NAC?

R: Pensamos que não. Aliás, se calhar até pode ser benéfico este seguimento de provas porque os pilotos evitam fazer deslocações maiores ao terem já aqui tão perto o seu staff. Para vir a Bragança, como se costuma dizer, é obrigatório vir cá. Enquanto que, Vila Real está logo ali ao lado do Porto e de outras cidades. De maneira que, se calhar, temos de aproveitar o facto de estarem aqui tão perto, até para os cativar mais.


6 @ Então, estas duas provas que antecedem a Rampa de Bragança podem até ser um ponto a seu favor?

R: Podem ser! Até podemos ter mais concorrentes dada a possibilidade de estarem tão perto e a transferência de meios ser mais fácil em termos monetários.

7 @ A Rampa de Bragança, o ano passado, decorreu no mesmo mês, mas no fim-de-semana anterior. Porquê esta alteração na data?

R: A pedido da FPAK decidimos alterar a nossa data, concedendo o fim-de-semana em que era suposto realizarmos a prova, à semelhança do ano passado, para o Circuito de Vila Real. E então transferimos o evento para o fim-de-semana seguinte.

8 @ Os moldes da competição serão idênticos aos da 5ª edição, inclusive o percurso e a extensão do mesmo?

R: Será tudo igual! Se houvesse muitos mais carros inscritos como já houve em tempos antigos, quando havia dinheiro, no sábado à tarde seriam os treinos e o dia de domingo seria reservado à corrida. Dentro destes números, não se justifica estarmos a fazer a competição em dois dias.

9 @ Esperam muitos espectadores, apesar da alegada dificuldade em chegarem ao local?

R: Espero que sim. A dificuldade não é assim tanta quanto isso. É preciso madrugarem um bocadinho para poderem estar lá mais cedo e irem para os locais permitidos.

10 @ A que horas é que aconselha as pessoas a estarem na Rampa?

R: No máximo às 8 horas porque depois temos de encerrar a pista (8:30) e, a partir daí, não poderemos deixar transitar nenhum carro.


11 @ Mas há outras formas do público poder chegar ao local, mesmo, depois, durante a prova?

R: Através de Nogueira, por baixo, e através da serra, por cima, pela estrada de Alimonde. Há caminhos pelo monte que permitem o acesso ao percurso. No entanto, as pessoas que forem antes das 8 horas podem escolher os melhores sítios e escusam de ir pelo monte.

12 @ O ano passado não havia nenhum local onde as pessoas pudessem beber ou comer. Este ano será diferente?

R: Em princípio não. Há alguns pedidos para se deixar por lá uma roulotte mas essa questão ainda irá ser estudada.

13 @ Qual é a sua recomendação?

R: O indicado é o público levar as respectivas merendas porque isto acaba por ser uma festa.

14 @ Mas não seria apropriado haver comida e bebida disponível para o público, já que, mesmo levando mantimentos e, sobretudo, bebidas, estas acabam por aquecer? Principalmente, se as pessoas foram antes das 8 horas.

R: Sabe que conciliar automóveis com álcool é muito complicado. . Mas estamos a equacionar essa hipótese.

15 @ Mas não é o público que irá conduzir?

R: Certo! Mas podem causar distúrbios para a pista e nós tentamos manter tudo na máxima segurança que é para o bem de todos ao fim ao cabo pormos lá qualquer coisa.


16 @ Quantos espectadores calculam que estarão na Rampa?

R: Perto de 5 mil. Um número semelhante ao do ano passado, segundo um observador da FPAK.

17 @ Quais são os seus desejos para esta 6ª edição da Rampa de Bragança?

R: Que esteja bom tempo, que venham muitos pilotos e espectadores e que não haja nenhum acidente. Não nos façam trabalhar!


Sem comentários:

Enviar um comentário