17 de junho de 2010

CAMPISMO ABERTO

Abertura do Parque de Campismo do Sobre Águas abriu a 1 de Junho, 2 meses após a data prevista

Abriu no dia 1 de Junho o Parque de Campismo do Sobre-Águas, 2 meses após a data que consta do guia de alojamento do INATEL, que gere esta unidade por via de um protoclo com a Câmara Municipal de Bragança (CMB). Posto de parte o calendário inicial, a Fundação apontou para o dia 7 de Maio para reactivar o parque de campismo, que costuma funcionar 6 meses por ano, de 1 de Abril a 30 de Setembro.
Este ano, a suposta contaminação provocada pelas antigas minas do Portelo, convertidas à posteriori para extracção de inertes e da consequente cor barrenta da água, o INATEL decidiu, após consultar a CMB, detentora do resultado das análises, abrir o parque.
Mesmo depois das populações terem vindo a público dizer que o estado da água matou animais e destruiu o solo, o INATEL destrói por completo essas alegações, inclusive, as realizadas por um ex-GNR, Francisco Tecedor, que afirmou, recentemente, sobre o rio Penim: “Aqui morreu tudo e não ficou nada! Antes, isto era um rio truteiro e, agora, não se vê aqui uma alma a pescar”.
Comprova-se, assim, e por agora, a informação contida nos documentos fornecidos pela CMB ao Jornal Nordeste, relativos aos “Impactos negativos do arrastamento, deposição e circulação de sedimentos na sub-bacia da ribeira da Aveleda/Baçal, Bacia do Sabor – Parque Natural de Montesinho”, de 23 de Maio, pode ler-se num dos pontos: “Relativamente à GNR – SEPNA, o sr. oficial coordenador, Major Amândio Martins, informou constatar que do relatório enviado pela ARH – Norte, da análise da água, resultou a indicação de a água ser favorável ao consumo…”


Sem comentários:

Enviar um comentário