11 de junho de 2010

UM PALÁCIO PARA PALÁCIOS


Inaugurado o Centro de Convívio de Palácios e a população pede já outro equipamento idêntico para Caravela

No dia 6 de Junho, foi estreado o novo Centro de Convívio de Palácios com direito a música e a um autêntico almoço transmontano. Esta obra teve o apoio da Câmara Municipal de Bragança (CMB), da Junta de Freguesia de S. Julião de Palácios, da Associação Cultural, Recreativa e Ambiental de Palácios e Comissão de Festas de Palácios, sem esquecer o contributo significativo da população. Com duas divisões, o edifício conta com um amplo salão e uma cozinha bem equipada, para além das casas de banho, num tipo de investimentos revitalizante para as aldeias do concelho.
“O apoio camarário foi na ordem dos 45 por cento, num investimento total próximo dos 140 mil euros. Esta obra resulta de um trabalho vastíssimo feito pela comunidade que não é, imediatamente, contabilizado. Esta gente deve valorizar imenso o seu trabalho porque já são pessoas de idade e fazem aquilo que nós, eventualmente, na sua idade não seremos capazes de fazer”, refere o presidente da autarquia, Jorge Nunes.
Quando questionado sobre o elevado montante investido numa aldeia cuja população ronda as 50 pessoas, o presidente defende: “numa próxima geração, a população pode ser o dobro, depende dos mais jovens e destes regressarem à terra”
Quanto ao apoio da autarquia para a construção de um novo centro de convívio em Caravela, pedido realizado pelo presidente da Junta de Freguesia de S. Julião, Jorge Nunes pensa que será possível. “Já existe um centro de convívio bonito, com uma área envolvente muito interessante, mas eu creio que dentro de 2 anos é possível que essa ambição da freguesia se torne realidade, naquele que será o último espaço de convívio necessário na freguesia. Mas faz parte da natureza humana cada um querer as coisas à sua porta.


Da Associação Cultural, Recreativa e Ambiental de Palácios, Raúl Tomé, deixa um pedido sobre a mesa. “Peço a todos, sobretudo, ao presidente da Câmara que não permita que aquilo que nos caracteriza desapareça. Quer sejam actividades agrícolas, culturais, ou ligadas às tradições, aos contos e à poesia. Há poetas nas nossas terras e é necessário haver alguém que trabalhe no sentido de fazer prevalecer a nossa cultura".
Quanto ao Centro de Convívio, agora inaugurado, este professor, um dos principais responsáveis pelo Festival da Lombada, é da opinião que “a obra permitirá que os acontecimentos culturais surjam na aldeia de Palácios de uma forma natural”.



Sem comentários:

Enviar um comentário