1 de junho de 2010

CIÊNCIA IMENSA

III Mostra de Ciência, Ensino, Tecnologia e Inovação no Centro Ciência Viva de Bragança

Esteve patente nos dias 26, 27 e 28 de Maio, a 3ª Mostra Anual de Ciência, Ensino, Tecnologia e Inovação no Centro Ciência Viva de Bragança (CCVB). Neste projecto, participaram a Escola Secundária Abade de Baçal e a Escola Secundária Miguel Torga, com 11 trabalhos de diversas turmas orientados por 13 professores ao longo do ano lectivo.
“A 3ª Mostra de Ciência é o resultado de trabalhos de alunos, feitos juntamente com os professores, nas respectivas escolas. Os orientadores, fazem um trabalho importante no âmbito da ciência e portanto esta mostra pretende não mais do que divulgar os trabalhos a nível científico que são produzidos nas nossas escolas, no ensino básico e secundário”, refere o presidente da direcção do CCVB, Hernâni Dias.
“O objectivo é criar cientistas e pessoas que estejam ligadas à área da ciência e, nesse sentido, temos dado um passo importante”, acrescenta o responsável, que aproveita para relembrar protocolo que o CCVB tem com o Instituto Gulbenkian Ciência que permitirá a presença e a participação dos melhores alunos na área da biologia durante alguns dias no Instituto, onde lidarão com o que Portugal tem de melhor a nível cientifico.

Docentes procuram suscitar o interesse científico dos seus alunos com trabalhos práticos

Os alunos de Anabela Teixeira (na foto, da esq. para a drt, a 3ª), docente de Biologia e Geologia na Escola Secundária Abade de Baçal, fizeram uns trabalhos relacionados com a síntese proteica e com a extracção de DNA de morangos. “Isto é algo que os miúdos gostam muito de fazer. Porque é uma coisa que eles acham sempre que não se vê, que é impossível saber, e eles conseguem, esmagando os morangos, adicionando-lhes álcool e mais algumas coisas. Ao observarem o processo, eles ficam muito entusiasmados”, revela a professora.
“Os alunos gostam muito de fazer actividades experimentais. Na maioria das vezes, devido aos exames, não temos assim tanto tempo disponível quanto desejaríamos. Algumas das maquetas, por exemplo, acabaram de as fazer em casa por falta de tempo, sobretudo, agora, com os exames”, acrescenta.
Segundo Anabela Teixeira, nos vários trabalhos da Escola Secundária Abade de Baçal realizados pelas turmas do 11º ano, estiveram envolvidos todos os alunos. Os mesmos que recorreram à dramatização dos projectos, com o intuito de explicarem aos seus colegas os processos subjacentes às experiências que os conduziram aos diversos resultados finais.

S.O.S. Planeta Terra


A Semana do Ambiente, também, no Centro Ciência Viva de Bragança, decorre de 1 a 5 de Junho, terminando, apenas, no sábado, no Dia Mundial do Ambiente. Com um programa repleto de actividades, quer na Casa da Seda, quer no Edifício Principal, esta semana pretende consciencializar a comunidade a avaliar o que esta deve ou não fazer para proteger o ecossistema, tentando eliminar “erros cometidos por imprudência ou falta de consciência”.
Assim, o CCVB irá dar a conhecer o “Ciclo de Vida do bicho da seda”, haverá uma oficina biológica sobre a “compostagem”, observações ao microscópio subordinadas ao tema “As sementes e a terra”, uma “Fábrica de Brinquedos reciclados” e, no último dia, a 5 de Junho, “Ervas medicinais e cultivos”, com um passeio do CCV até ao castelo, conduzido por Ana Carvalho da Escola Superior Agrária (IPB).

A fragilidade de um Planeta Azul que não é nosso...
Nós, apenas, temos o privilégio de o habitar e a obrigação de o cuidar  

Sem comentários:

Enviar um comentário