21 de agosto de 2010

ALMA AZUL E BRANCA

 Apresentação do livro “Apitos Finais, Dourados... E algo mais!” de Sardoeira Pinto em Alfândega da Fé

Decorreu na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, a 5 de Agosto, a apresentação de “Apitos Finais, Dourados... E algo mais!”, um livro de Sardoeira Pinto, uma das mais antigas e prestigiadas entidades do clube azul e branco. Numa vila sobejamente conhecida pelo dragão ao peito, devido em grande parte às muitas iniciativas desenvolvidas pela Casa do Futebol Clube do Porto FCP) de Alfandega da Fé, o presidente da Assembleia-Geral do FCP veio, directamente, da Invicta explanar o conteúdo da sua obra mais recente. Uma que visa, "em verdade",  escudar o bom nome do clube que, com tanto orgulho, representa.
“É um livro que não é contra ninguém, mas é contra as injustiças. A certa altura, é do conhecimento do público em geral, houve uma onde de insanidade, digamos assim, através da qual se pretendeu atingir o FCP. Eu segui tudo isso com muita atenção, até pelas funções que eu exerço dentro do clube, e entendi que devia tomar uma posição”, relembra Sardoeira Pinto, referindo-se ao caso do “Apito Dourado”, no qual o presidente do FCP, Pinto da Costa, era um dos acusados.
De acordo com este vulto notável, não só do clube portista, como também do dirigismo em Portugal e, sobretudo, do norte do país, houve três grandes motivos que o levaram a escrever este livro. “Primeira, porque sou o sócio número 15 do FCP, vai fazer quase 75 anos; segundo, porque presido ao universo azul e branco vai para os 30 anos; e, terceiro, porque a gente do Porto, eu sou do Porto, pode tolerar más criações, pode tolerar atentados de várias ordens, não tolera é, de maneira nenhuma, injustiças”, advoga este portista de alma e coração, actualmente, com 76 anos.

“A verdade foi reposta e as más línguas calaram-se”, disse Sardoeira Pinto, insurgindo-se contra o célebre caso do “Apito Dourado”

“Com todos os males que a nossa justiça tem, e eu estou à vontade para dizer isto porque sou advogado há 50 anos, acabou por dar razão a quem tinha que a ter. Ninguém conhece dos grandes nomes que foram acusados um que tivesse sido condenado. Foram todos absolvidos”, defende Sardoeira Pinto.
O presidente da Casa do FCP de Alfândega da Fé, Jorge Gomes Além-Douro, explica o porquê desta visita de peso e a importância para os seus mais de 200 sócios. “Esta é uma figura histórica do FCP e cabe-nos a nós, como uma das suas filiais, tentar desenvolver aqui, na nossa terra, actividades onde possamos trazer o nosso clube de encontro aos seus adeptos”, refere o responsável.
“A Casa do Porto 85 de Alfândega da Fé tem tido um apoio muito grande por parte do nosso clube e é para isso que trabalhamos e vamos fazer mais ainda… Quem sabe? Talvez até mesmo a visita do nosso presidente (Pinto da Costa)”, adianta Além-Douro.
Recorde-se que, ainda, no ano transacto, o presidente do Clube Azul e Branco, Pinto da Costa, veio a Alfândega da Fé, na ocasião, para inaugurar as novas instalações da Casa do FCP. “Temos uma casa sempre a crescer e é esse crescimento que devemos mostrar e é essa a mensagem que queremos transmitir”, conclui.

Sem comentários:

Enviar um comentário