5 de agosto de 2010

"DIVAGAÇÕES DO OLHAR"

Exposição de pintura com acrílicos, óleos e aguarelas de Luís Raposo em Sendim de 1 a 8 de Agosto

Na Casa da Cultura de Sendim, concelho de Miranda do Douro, estará patente ao público, de 1 a 8 de Agosto, a exposição de pintura “Divagações do olhar” de Luís Raposo. Este transmontano, nascido em Fonte de Aldeia, “com uma costela de Sendim”, é um pintor amador que, nos seus tempos livres, “se entretêm a tentar produzir algo de artístico e belo”.
Este pintor, actualmente, a residir em Lisboa, apresenta 27 trabalhos entre óleos sobre tela (3), acrílicos sobre tela (3), linho caseiro (5), papel sobre madeira (2) e aguarelas (14). Nestas últimas, inclui um auto-retrato e o retrato do seu pai numa exposição que o próprio ambiciona que seja eclética.
“Embora o gosto pela pintura me acompanhe desde pequeno, só há 6 ou 7 anos é que comecei a praticar. Em 2005, inscrevi-me no Curso de Pintura da Sociedade Nacional das Belas Artes onde conclui três anos lectivos”, expressa Luís Afonso.
Tendo iniciado o seu percurso artístico nos retratos, um dos seus temas predilectos, o autor pinta abstractos e paisagens, sobretudo, em aguarelas, mas, também, executa algumas cópias de quadros famosos. Em relação à técnica, prefere o óleo, mas, “por razões práticas”, tem trabalhado mais com acrílico. A aguarela é uma arte que pretende aprender a dominar. “Tenho praticado, pois é bela, mas difícil. No entanto, tenho já algumas obras que considero interessantes”, afiança.
A trabalhar profissionalmente na capital, desde o final dos anos 80, no comércio da ourivesaria e joalharia, também, já desenhou algumas jóias. Foi nessa época, que o artista começou a sua formação em estética, na Sociedade Nacional das Belas Artes. Porém, dedicou-se ao curso de Direito na Universidade de Lisboa, que concluiu em 1996, apesar de não exercer advocacia.

Sem comentários:

Enviar um comentário