17 de agosto de 2010

JABA (-:MOONRAISERS:-)

NOVO ÁLBUM A 27 DE AGOSTO


FACTOS: MOONRAISERS 

Após 18 anos e mais de 600 concertos, os Moonraisers, finalmente, conquistaram o devido reconhecimento por toda a Europa. Esta banda suíça, “que parece ter vindo do espaço sideral”, mistura funk, rock, electro, reggae e, em palco, o seu cocktail de estilos envia ao público um surto constante de energia positiva e vibrante.
Jaba, o vocalista e carismático líder do grupo, tornou-se, recentemente, conhecido em todo o mundo ao fazer dupla com o dj Yves LaRock nos famosos hits “Rise Up” e “By your Side”.
Com 36 anos, feitos, por coincidência, no dia em que actuou na Feira de S. Pedro de Macedo de Cavaleiros, o melhor presente para Jaba foi mesmo ter podido trazer toda a sua banda a Portugal, pela primeira vez, para actuar no dia do seu aniversário.
ENTREVISTA: JABA

1 @ Deduzo que esta não seja a tua primeira vez em Portugal?

R: Não! É a primeira vez que trago toda a banda comigo, os 10 elementos. Mas, entre 2007 e 2009, vim perto de 70 vezes a solo ou com o Yves LaRock a cantar “Rise Up”.

2 @ E como é que se explica o facto dos Moonraisers nunca terem vindo antes?

R: Não sou eu que tenho de decidir onde é que vamos. São os promotores que têm de nos trazer. Para mim, é realmente importante ter 10 pessoas em palco comigo, por mim, até poderiam ser 30. Mas é muito difícil viajarmos todos, mesmo a nível de logística. São 9 músicos profissionais que têm de pagar e é sempre muito dinheiro envolvido. Mas nós queremos manter a nossa sonoridade e é por isso que vamos devagar... Ainda temos tempo!

3 @ O emparelhamento com Yves LaRock resulta do facto de seres amigo dele?

R: Sim! Também trabalhamos e gravamos no mesmo estúdio. Para além de morarmos os dois em Neuchâtel. Há cerca de 5 anos ele pediu-me para interpretar algumas das suas músicas e foi quando comecei como dj de house.

4 @ Quando sobes ao palco, o que é que esperas do público?

R: Quase nunca espero nada. Eu sei que este não é um estilo amplamente difundido por esta região, mas estou muito contente por trazer a música reggae dos Moonraisers ao norte de Portugal e podermos dar a conhecer o nosso trabalho.

5 @ Como é que definirias o vosso género de música?

R: Normalmente, é reggae jamaicano. Mas nós vimos da Suiça e tocamos rock, jazz, música do mundo e misturamos tudo isso com o reggae. Assim, é um tipo de música reggae, mas como misturamos outros estilos, chamamos-lhe “Moonstyle reggae”.

6 @ A solo tocas o mesmo tipo de música do que quando com os Moonraisers? Ou envolves-te e experimentas outros estilos?

R: Não! Com os Moonraisers é mesmo música reggae. A solo, em Portugal ou pelo mundo fora, interpreto “Rise Up” em versão house de Yves LaRock e outras músicas dele, bem como, por exemplo, a música “Hotel California”, que é uma música reggae e que eu toco em versão house.

7 @ Com que idade e como é que iniciaste o teu percurso musical?

R: Faço música desde os meus dez anos de idade. Hoje, faço 36, por isso, são já 26 anos. Entrei num grupo de música das Caraíbas, com outras crianças e percorri toda a Europa com eles durante 6 anos. Na altura, tocava calypso, socka music e bossanova. Depois, entrei mesmo no reggae como percussionista e é por isso que eu, actualmente, mantenho na banda muita percussão.

8 @ Os instrumentos de precursão são uma parte indispensável na música reggae?

R: Sim! Uma parte muito poderosa e realmente importante.

9 @ Quais são as tuas referências como artista?

R: Bob Marley. Definitivamente! Ele foi mais além do que qualquer outro artista reggae e criou um rock-pop-reggae que foi algo de proporções biblícas para todo o mundo. Isso inspira-me! O reggae tem uma parte mágica que toca a humanidade.


10 @ Como músico e viajante, qual foi o país que mais te marcou?

R: Não é por estar aqui, mas, em Portugal, já tive alguns dos espectáculos mais loucos da minha carreira. Em 70 concertos, apenas 4 foram mais ou menos. Os outros, quase todos, foram memoráveis...

11 @ E dentro dos memoráveis, distinguirias alguma cidade?

R: Braga. Foi uma loucura! Não me ouvia a mim próprio enquanto cantava... Incrível!

12 @ E fora de Portugal?

R: Nova Iorque, Dubai, Brasil, República Dominicana, Porto Rico, Moscovo, Roménia, mas, para mim, Portugal foi, sem dúvida, uma grande surpresa... Depois, notas aquelas diferenças. Se fores para o sul, as pessoas são mais dadas à festa, se fores mais para norte, as pessoas já são mais reservadas, mais calmas.

13 @ Tens algum trabalho preparado para lançar brevemente?

R: Tenho um álbum duplo que será lançado a 27 de Agosto. “The story” ou “The Moonraisers story”. Será como uma compilação, com músicas novas, as músicas mais passadas na rádio e muitas outras exclusivas.

14 @ Tens já duas filhas pequeninas... Como é que descreverias a experiência de ser pai?

R: Para mim, as crianças são a coisa mais importante da vida. Estou realmente feliz por ser pai e a amar a experiência.

Sem comentários:

Enviar um comentário