5 de agosto de 2010

UMA OPÇÃO DE FUTURO

Ciência, lazer e entretenimento ocupam 112 jovens durante uma semana nos estágios de Verão do IPB

De 20 a 24 de Julho, 112 jovens oriundos de várias regiões do país, inclusive das ilhas (Açores e Madeira), estagiaram no Instituto Politécnico de Bragança (IPB). “Biologia e Bioquímica”, “Tecnologias, Robótica, Electrotecnia e Electrónica”, “Física, Química e Matemática” e “Ciências da Saúde” foram as diversas áreas científicas sobre as quais os estágios versaram.
Co-financiado pelo programa “Ocupação Cientifica de Jovens nas Férias 2009”, o “Verão Ciência no IPB 2009” teve como finalidade proporcionar, de forma gratuita, aos estudantes dos três últimos anos do ensino secundário, uma oportunidade de aproximação à realidade da investigação científica e tecnológica. Contudo, os estágios, com uma duração de cinco dias úteis, foram complementados com diversas actividades sócio-culturais, de lazer e entretenimento. Entre as quais: visitas ao património cultural da cidade, ida às piscinas, concertos e, até, uma excursão ao rio Douro.

Congida (Bandeira Azul) - Rio Douro - Freixo de Espada à Cinta

“Faz parte do próprio Gabinete promover acções que dêem a conhecer o Instituto, nomeadamente, e neste caso em particular, aos alunos do secundário que estão para decidir onde integrar o ensino superior”, expôs a coordenadora do Gabinete de Imagem e Apoio ao Estudante do IPB, Anabela Martins.
“Nós (IPB) candidatámo-nos a uma iniciativa do programa Ciência Viva no sentido de termos financiamento para estes estágios de Verão e apresentámos um conjunto de 40 estágios em várias áreas para um total de 120 alunos, que são os que temos neste momento”, aditou.
Para além da óbvia divulgação do Politécnico e da região, a nível nacional, esta iniciativa pretende, também, e acima de tudo, colocar o IPB no mapa do percurso académico de potenciais alunos, agora, no secundário.

Ana Ribeiro, Felgueiras

“Soube desta iniciativa através da internet e está a ser interessante! Estou a pensar seguir engenharia informática, mas não coloco a hipótese de vir para Bragança. Talvez Braga ou Porto! Só vim, mesmo, por causa do estágio que estamos a fazer”, revelou Ana Ribeiro, estudante do 11º ano. Já Diogo Abreu, considera Bragança e, mais concretamente, o IPB, como uma possibilidade real. “Tive conhecimento por uma colega minha que veio o ano passado e falou-me. Está a ser muito divertido! Ainda não sei o que quero fazer, mas Bragança poderá ser opção”, assegurou o jovem.

Diogo Abreu, Amarante

Sem comentários:

Enviar um comentário