31 de agosto de 2010

LUCENZO - "VEM DANÇAR K..."


ÊXITO ALÉM & SEM FRONTEIRAS

Nomeado: Lucenzo
Idade: 27 anos
Ofício: músico
Hit single: Vem dançar Kuduro feat. Big Ali
Origem: Paris, França
Descendência: Vilas Boas, Vila Flor
Signo: Gémeos

ENTREVISTA

1 @ Fala-nos das tuas origens de emigrante e da tua relação com o nosso país?

R: Eu nasci em França e os meus pais são portugueses, naturais de Vilas Boas. Uma aldeia transmontana, perto de Mirandela. Desde o dia em que nasci, vim sempre a Portugal todos os meses de Agosto.

2 @ Há quanto tempo estás no mundo da música?

R: Há bastante tempo... Desde os meus 5 ou 6 anos de idade que eu toco piano, mas, a nível de música latina, faz mais ou menos 10 anos que ando nisto.

3 @ Como é que tudo começou?

R: Comecei por lançar um disco em França, que foi mais conhecido pela emigração portuguesa lá em França, mas que não atingiu o sucesso entre os franceses. Apenas, entre a comunidade portuguesa. Agora, foi o tema com o Big Ali, que toda a gente conhece, que me deu o sucesso internacional.

4 @ Passaste de um completo desconhecido para a fama internacional? Como é que vês essa transição?

R: Esperei toda a minha vida por isto, por ser reconhecido. Ainda por cima, foi mais do que eu esperava porque foi a nível internacional. Agora, vou na rua e as pessoas pedem-me autógrafos e para tirar fotografias... Estou mesmo muito contente com tudo o que me tem acontecido. Deus queira que continue.

5 @ O sucesso meteórico alcançado por ti, deve-se, exclusivamente, ao single “Vem dançar Kuduro”. Como é que nasceu este grande êxito com o Big Ali? Foi por mero acaso ou algo pensado e pré-programado?

R: Eu já conhecia o Big Ali, pois, apesar de ele viver em Nova Iorque, está muito amiúde lá em França. Já era um amigo meu, quando, a princípio, lancei o single sozinho. Depois, propus-lhe o tema, ele gostou, fomos para estúdio e foi, assim, que tudo começou.

6 @ O single “Vem dançar Kuduro” saiu logo no princípio do ano. Passados 7 meses, vens, agora, apresentá-lo oficialmente a Portugal. Não achas que é um bocado tarde? Dado que a tua música conquistou os tops nacionais e já anda a passar em todas as rádios e pistas de dança há uns meses largos... Porquê agora?

R: O single foi lançado em Fevereiro e, para ser sincero, não estou muito a par do que se passa aqui. Isso também fez parte de uma estratégia que passou por integrar o single em várias compilações.


7 @ Para quando está previsto o lançamento do teu novo álbum? Será o primeiro?

R: Sim, este vai ser o meu primeiro e sairá em Setembro. Há uns 10 anos atrás, produzi um, mas nunca saiu. Foi só um disco que andou pela internet.

8 @ Descreve-nos um pouco este teu trabalho que demorou 5 anos a desenvolver... Que género de música, quantos temas e se terás algumas participações de artistas convidados...

R: Estamos numa base, por enquanto, de 12 ou 13 temas. Quanto ao género, é sempre música latina, mais tipo reggaeton (estilo musical que varia do reggae jamaicano, influenciado pelo hip hop das zonas de Miami, Los Angeles e Nova Iorque latina). Tem um bocado de tudo, mas é uma mistura de música espanhola e portuguesa, latina. Temos a participação do Big Ali, naquele tema que toda a gente conhece e, também, de Don Omar (vocalista de Porto Rico), um dos criadores do reggaeton. Haverá outras surpresas com artistas internacionais no álbum, mas que, agora, não posso revelar.

9 @ O que é que se seguirá para Lucenzo, depois da chegada do teu álbum ao mercado discográfico?

R: Uma nova digressão. Desta vez, pelas ilhas. Começaremos pelas Ilhas Reunião, depois Madagáscar, entre outras ilhas. Segue-se o Canadá, onde o single “Vem dançar Kuduro” está em número um na maior rádio do país e terminaremos com uma tournée nos Estados Unidos, onde o Don Omar estará connosco.

10 @ Assinaste com a Vidisco Portugal? O que é que representa para ti este contrato?

R: A Vidisco é uma das maiores editoras portuguesas e acho que este contrato vai abrir-me muitas portas... Para mim, é muito importante e, se Deus quiser, vai dar-me o sucesso que eu nunca tive. Mas, estamos, também, em conversações com outras editoras.

11 @ Na primeira quinzena de Agosto, percorreste o país. Esta semana, a 17 de Agosto (hoje), estarás no Pacha de Ofir em Esposende e, no dia 23, encerrarás a tua tournée em Vilamoura com a presença do Big Ali. Esta é a tua tournée de estreia em Portugal?

R: Não! Este é o terceiro ano, mas antes era mais para os emigrantes. Agora, graças a Deus, é para toda a gente.

12 @ Quando é que poderemos contar com uma actuação tua em Bragança?

R: Por enquanto não sei, mas espero que aconteça em breve. Esta é uma região que eu gosto muito e teria todo o prazer em actuar aqui. Estava para acontecer nesta digressão, mas não chegámos a negociações. Talvez numa próxima oportunidade!

Sem comentários:

Enviar um comentário