14 de janeiro de 2010

AS CRIANÇAS SÃO O NOSSO FUTURO


De Quintanilha, vem o segundo e último Centro Escolar requalificado no meio rural


Num espaço inferior a uma semana, foram inaugurados os dois Centros Escolares do meio rural do Concelho de Bragança, primeiro, o de Rebordãos, a 4 de Janeiro, e o segundo, de Quintanilha, no dia 7. Agora, ainda falta a outra metade, na cidade. Com o Centro Escolar da Sé e o de Santa Maria. Um investimento total que ascende a cinco milhões de euros.
Em Quintanilha, com um custo total de 200 mil euros, 19% em fundos comunitários, as obras incluíram um upgrade em termos espaciais, inclusive do recreio, e uma instalação de recursos técnicos. O edifício foi dotado de equipamentos de ventilação, ar condicionado, aquecimento e quadro interactivo, estando também previstos computadores com acesso à internet, para os seus 17 alunos.

“Há 15 anos atrás, o Município de Bragança teria 75 escolas. Hoje, estamos com 21 Centros Escolares em funcionamento. Ou seja, há um efeito de concentração extremamente forte. A população mais jovem abandona a agricultura, pois esta não se auto-garante como meio de subsistência e, portanto, os fenómenos são de desertificação, envelhecimento da população e redução da actividade económica, típicos do interior do país”, defende o presidente da Câmara Municipal de Bragança (CMB), Jorge Nunes. Mas, com o tempo, “penso que, entraremos num ciclo em que o mundo rural será revitalizado, pois as condições, que não existiam há trinta anos atrás, estão agora criadas”, revelou o autarca que tem apostado, de forma sustentada, no investimento infraestrutural do meio rural”, acrescenta o edil.

“Um esforço importante que o país está a fazer em termos de investimento público”, afirma Jorge Nunes

A directora do Agrupamento de Escolas Augusto Moreno, Emília Estevinho, falou nos alunos como a prioridade número um. “Poderia dizer muita coisa, hoje aqui, mas as crianças já o fizeram, em verso, e gostei muito de as ouvir. Elas precisavam, realmente, de uma escola condigna. Este centro escolar vai de encontro às suas necessidades e espero que, com estas condições, eles sejam alunos de sucesso.”
Já Alcídio Castanheira, da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), mencionou a obra em curso, com o intuito de se alcançarem exemplares condições de trabalho para o primeiro ciclo. “Devido em parte ao QREN, agarrou-se a oportunidade e, hoje, estamos a inaugurar este centro escolar com todas as capacidades que reflectem bem um investimento de qualidade na educação, onde se aposta nos recursos como forma de potencializar o futuro da nação”, testemunha o responsável.

“Tivemos de fazer esse exercício de concentração, pois não podíamos ter escolas com três ou quatro alunos. Porque não haveria possibilidade destes conseguirem conviver e ter um sistema de ensino com a qualidade suficiente que lhes permitisse alcançar resultados positivos nos níveis de ensino subsequentes”, explica o presidente da CMB. Em última instância, Jorge Nunes reconhece que, “iremos fazer uma renovação dos equipamentos no ensino, tendo por base, um Plano Tecnológico baseado em fundos comunitários, em que iremos por quadros interactivos em todas as escolas, um esforço importante que o país está a fazer em termos de investimento público.”


Sem comentários:

Enviar um comentário