14 de janeiro de 2010

RASTREIOS ANTECIPAM POSSIBILIDADES


Idosos de Babe e Laviados contemplados com exames gratuitos à saúde que podem, mesmo, vir a salvar vidas

A Delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa motivou, em parceria com a Freguesia de Babe, rastreios gratuitos de diabetes, colesterol, tensão arterial e índice de massa corporal à população sénior. No mesmo dia, 7 de Janeiro, também se procurou sensibilizar os que participaram nos exames para os cuidados a ter com a saúde e uma alimentação equilibrada.
“Hoje em Babe, dia 11 em Laviados, fala-se de saúde e da sua importância. Mas é também uma questão de comodidade, pois vezes há, em que as pessoas da freguesia se deslocam a Bragança e sem condições, passam lá um dia, e por certas ocasiões, não conseguem uma consulta. É lamentável que assim seja!”, refere o presidente da Junta de Freguesia de Babe, Alberto Pais.
“Ainda há pouco, passou uma senhora por mim muito satisfeita por ter conseguido uns resultados nas análises bastante positivos. Isso sim, é de louvar e vale, realmente, a pena o meio rural não ser esquecido!”, menciona o autarca.
Este gesto solidário insere-se na campanha de Natal “Popota”, promovida pela Cruz Vermelha Portuguesa e Modelo para os seniores, conforme conta o assessor de direcção da respectiva instituição, Milton Roque.
“Estas diligências têm sempre uma adesão massiva, que rondará os 80%, e os presidentes de Junta desempenham, nesse ratio, um papel fundamental, pois são eles que vão a casa das pessoas, já que, muitas não confiam em estranhos ou têm mobilidade reduzida, mas eles insistem para que venham”, explica o assessor.


Ana Maria Fernandes, 77 anos

“Eu já fiz estes testes mais vezes e, antes, os resultados eram bons, mas agora, nem por isso. Estou manca de uma perna e custa-me andar. Aqui, provavelmente, não farão nada, mas escuso de ir a Bragança tantas vezes. São 15 euros para ir e outros tantos para vir. É muito dinheiro!”


Isaura Pires, 72 anos

“Com iniciativas deste tipo, sempre vemos alguma coisa, algum movimento! E aproveito para ver como está a minha saúde. De vez em quando, as enfermeiras lá vêm a Babe tirar as análises.


Teresa Jesus Fernandes, 84 anos

“Vou fazer 85 anos em Abril, mas a minha saúde está mal! Tenho tido problemas na coluna e nas pernas e ando em tratamento. Olhe, é uma chatice! Mas gostamos destas acções, do convívio e das senhoras enfermeiras, é muito agradável! E ao deslocarem-se aqui, quer dizer que se preocupam connosco.”

Sem comentários:

Enviar um comentário