5 de janeiro de 2010

INVESTIMENTO EDUCACIONAL SUSTENTADO


Quatro Centros Escolares no concelho de Bragança providenciarão condições propícias para o desenvolvimento da educação


No dia 4 de Janeiro, foram inauguradas as obras de ampliação e remodelação do Centro Escolar de Rebordãos, pelo presidente da Câmara Municipal de Bragança, Jorge Nunes, e pelo presidente da Junta de Freguesia Adriano Rodrigues.
As obras, iniciadas em Dezembro de 2008, representam um investimento de cerca de 107 mil euros, co-financiado em 70% pelo Programa Operacional da Região Norte – ON2 (QREN), criando, no recém remodelado centro escolar, condições de conforto e recursos didácticos adequados à aprendizagem que, anteriormente, os actuais 25 alunos não dispunham.


Para além do upgrade no espaço existente, inclusive do recreio, procedeu-se à construção de uma sala para o jardim-de-infância, bem como de uma sala polivalente. Relativamente a instalações técnicas, todo o edifício foi dotado de equipamentos de ventilação, aquecimento, ar condicionado e está também previsto material informático com acesso à internet.
Segundo a Carta Educativa, homologada a 29 de Maio de 2007, e no âmbito da requalificação do parque escolar do ensino básico e da educação pré-escolar, esta reorganização incide na ampliação e remodelação dos Centros Escolares de Rebordãos e Quintanilha e na construção dos Centros Escolares das freguesias da Sé e Santa Maria, em Bragança. O investimento total ronda os cinco milhões de euros.
No concelho da capital do nordeste, dos 2114 alunos no 1º ciclo e no ensino pré-primário, envolvendo o público e o privado, apenas 10% se situam em áreas rurais. Daí Jorge Nunes considerar que, estas obras valem bem o investimento. “É preciso resistir, contrariar a tendência desertificativa e garantir condições suficientes que permitam desenvolver, de forma correcta, as orientações educativas para uma boa qualificação dos jovens que frequentam os Centros Escolares dos meios rurais”, salientou o edil.

“Há 15 anos atrás, o Município de Bragança teria 75 escolas. Hoje, estamos com 21 Centros Escolares em funcionamento. Ou seja, há um efeito de concentração extremamente forte. A população mais jovem abandona a agricultura, pois esta não se auto-garante como meio de subsistência e, portanto, os fenómenos são de desertificação, envelhecimento da população e redução da actividade económica, típicos do interior do país. Mas, com o tempo, penso que, entraremos num ciclo em que o mundo rural será revitalizado, pois as condições, que não existiam há trinta anos atrás, estão agora criadas”, revelou o autarca que tem apostado, de forma sustentada, no investimento infraestrutural do meio rural.

“A população das aldeias emigra porque da terra não retira o seu sustento, apesar de estarem dotadas, actualmente, de saneamento básico, transportes urbanos, estruturas de convívio e administração autárquica, entre outras. Mas o próprio país abandonou a agricultura, uma actividade não mais valorizada social e economicamente. Um quadro difícil para o sector rural e incompreensível, na medida em que, 80 por cento do que os portugueses comem é importado”, uma tendência que irá ser invertida, segundo Jorge Nunes, já que, “a agricultura faz parte da estratégia de soberania sobre o território, argumentou o autarca.
“Tivemos de fazer esse exercício de concentração, pois não podíamos ter escolas com três, quatro alunos, porque aí não haveria possibilidade nenhuma dos alunos conseguirem conviver e ter um sistema de ensino com a qualidade suficiente que lhes permitisse ter resultados positivos nos níveis de ensino subsequentes”, defendeu o presidente da CMB, acabando por reconhecer que, “este é um esforço que custou a todos, aos pais, à população, mas teve de ser feito, pois não restava alternativa.”

Sem comentários:

Enviar um comentário