14 de janeiro de 2010

PLÁSTICO SOLIDÁRIO


Três cadeiras de rodas e uma cama articulada, a troco de tampas, foram doadas pela Azimute a quem mais precisa

Uma cadeira de rodas para a Cruz Vermelha Portuguesa, outra para o Centro Social de Carção, uma terceira entregue, a título particular, em Mogadouro, e uma cama articulada para a Associação de Pais e Amigos do Diminuído Intelectual (APADI), foi o material angariado pela Azimute, durante a campanha “Já deste muitas tampas?”.
“Diversas instituições abordaram-nos, pois tinham necessidades específicas para alguns dos seus utentes. Fizemos uma triagem e hoje estamos aqui para proceder à entrega”, revela o presidente da Azimute, João Cameira, na cerimónia que teve lugar no Mercado Municipal de Bragança, a 6 de Janeiro. Sempre no mesmo dia do ano, esta é já a terceira entrega de material ortopédico levada a cabo pela Azimute, como resultado da sua acção no campo social e ambiental. “Acontecem outras ao longo do ano, mas a entrega de 6 de Janeiro é sempre aquela em que doamos mais material de uma só vez”, afirma o dirigente, acrescentando que o material ortopédico doado nos últimos anos ronda os 6 mil euros.
Lançada em Setembro de 2005, a iniciativa tem permitido um vasto trabalho de solidariedade que, através do empenho dos mais diversos intervenientes, entre eles, pessoas anónimas, instituições públicas e privadas e escolas de vários graus de ensino, muito tem contribuído para a beneficiação da qualidade de vida de indivíduos portadores de deficiência. Com a recolha de mais de dez toneladas de plástico, em forma de tampas, alcançou-se um outro objectivo, o desenvolver de uma consciência ambiental, em que se incutem rotinas de reciclagem, já que, o plástico, na natureza, levaria cerca de 150 anos a decompor-se.
“As tampas que recolhemos têm um dupla função. No fundo, ajudamos o ambiente porque reciclamos plástico e transformamos o dinheiro proveniente dessa reciclagem em material ortopédico, o que permitiu já melhorar a qualidade de vida a bastantes cidadãos do distrito”, informa João Cameira.
“Esta associação, de natureza ambiental, trabalha no plano da sustentabilidade e, simultaneamente, associa a vertente da solidariedade, uma orientação muito interessante por parte de jovens que dirigem uma das poucas associações ambientais do distrito”, salienta o presidente da Câmara Municipal de Bragança, Jorge Nunes, que elogia o esforço e o envolvimento da Azimute em causas maiores.

Sem comentários:

Enviar um comentário