14 de janeiro de 2010

MISTICISMO BULGARI


Tríada e os irmãos Hristov emergem da mais cristalina tradição folclórica vocal e instrumental da Bulgária milenar

Um quinteto de artistas búlgaros encantou, dia 9 de Janeiro, o Teatro Municipal de Bragança, como uma constelação de estrelas, começando a norte do seu país, passando pelo âmago e terminando a Sul. O misticismo das vozes búlgaras, aliado de uma junção vocal e instrumental, reflecte a singularidade de um País de Leste tradicionalmente envolto em mistério.
A Tríada, composta por três magníficas executantes, Borianka Dimitrova, voz principal, Elena Aleksieva, voz média e Valya Petrova, voz, grave, titulares das acapelas, foram intimamente acompanhadas por dois irmãos instrumentistas, os Hristov. No acordeão, Nasco, no clarinete e, por vezes, com um oboé, Ivo, que, para além de formarem uma dupla singular, integram também projectos distintos, em grupos como Rodopis, Klezmer Sefardi e Cherno More.
No concerto, “O bom do pássaro” foi um dos temas mais aplaudidos por cerca de meia centena de pessoas que souberam aproveitar uma tarde típica de Inverno para dar sol ao palco, por tão animada que estava. Ivo entrou tenso, mas cedo entrou no ritmo descontraído que, por sinal, caracteriza estes irmãos. E não mais parou, nem mesmo quando o clarinete parava para tomar lugar o fascínio das distintas vocalidades Tríada.

O FAN terminará a 30 de Janeiro, sagrando os palcos lusitanos com arte clássica musical e tradicional

No dia 16, será a vez do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais receber o duo português Saxacordeon, também pelas 15h. Nuno Miguel Silva, no saxofone, e Nelson Almeida, no acordeão, além de originais, reproduzirão obras de autores como Jorge Salgueiro, Dmitri Schostakovich, Jean-Pierre Solves e Mário Pagotto. O seu repertório entrelaça a música tradicional húngara e criações de artistas como Vitorino Matono e Astor Piazzola.
Recorde-se que estes dois concertos são parte integrante da IV Edição do Festival de Ano Novo (FAN). Organizado pelo Teatro de Vila Real, em parceria com o Teatro Municipal de Bragança e a Associação Chaves Viva, o FAN começou no dia 1 e terminará a 30 de Janeiro, brindando os diferentes palcos da região com um total de 24 concertos. Sob o slogan “música séria para gente divertida”, cidades como Bragança, Chaves e Vila-Real, foram as felizes contempladas com música clássica e tradicional. Propostas tão distintas como originárias de cinco países: Bulgária, Bélgica, Coreia do Sul, Inglaterra e Portugal.

No clarinete e, por vezes, com um oboé, Ivo Hristov

Sem comentários:

Enviar um comentário