5 de janeiro de 2010

FESTIVAL DE ANO NOVO


Durante o mês de Janeiro, 24 concertos de música clássica far-se-ão ouvir em Bragança, Chaves e Vila-Real, sob o slogan “música séria para gente divertida”

A quarta edição do Festival de Ano Novo (FAN), a mais internacional de todas e com um orçamento a rondar os 30 mil euros, acolhe, este ano, propostas musicais de cinco países: Bulgária, Bélgica, Coreia do Sul, Inglaterra e Portugal.
Organizado pelo Teatro de Vila Real, em parceria com o Teatro Municipal de Bragança e a Associação Chaves Viva, o FAN começou no dia 1 e terminará a 30 de Janeiro, brindando os diferentes palcos da região com um total de 24 concertos.
“Procurámos conjugar a música clássica com imaginários musicais menos comuns, como a tradição búlgara ou a música medieval inglesa. Paralelamente, são apresentados instrumentos menos habituais como o saltério (instrumento medieval), a harpa, o acordeão e o saxofone. Ao público infanto-juvenil, são oferecidos 10 “concertinhos” que contam “A História de Babar”, uma obra do compositor Francis Poulenc”, anunciou o director do Teatro de Vila Real, Vítor Nogueira, na conferência de imprensa, a 22 de Dezembro, que serviu para apresentar o festival.

O roteiro turístico do FAN 2010 foi também reforçado nesta edição, com a integração de três novos edifícios para realização dos concertos. Assim, os espectáculos terão lugar em Vila Real, no Teatro Municipal, na Torre de Quintela e na Agência de Ecologia Urbana; em Bragança, no Teatro Municipal, no Conservatório Regional de Música e no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais; e em Chaves, no Centro Cultural.
Numa altura em que acontecem poucas iniciativas a nível cultural, quer na região, quer no país, “este é um esforço que continua a valer a pena ser feito”
Como um roteiro turístico e cultural, este festival de “música séria para gente divertida”constitui-se também como pólo centralizador de três objectivos distintos: proporcionar um acesso descontraído à música erudita, descentralizar geograficamente a oferta de espectáculos e dinamizar espaços de interesse histórico e arquitectónico.

“A ideia é juntar a música clássica aos equipamentos que nós consideramos interessantes, do ponto de vista turístico, para os mostrar às pessoas em circunstâncias diferentes e para que elas possam, sobretudo, circular pela região de Trás-os-Montes e Alto-Douro, numa altura que é difícil para qualquer programador”, explicou o responsável.
A organização espera que, à semelhança do que aconteceu nas edições dos anos anteriores, que as pessoas da região e outras de fora, possam comparecer, transformando esta 4ª edição do FAN num sucesso garantido”, conclui Vítor Nogueira.

Quanto à programação, em Bragança, poderemos contar, dia 9, no Teatro Municipal, “Tríada – Vozes da Bulgária”, e no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, dia 16, “Saxacordeon”, um duo português, composto, como o próprio nome indica, por um saxofone e um acordeão. No Centro Cultural de Chaves, o próximo concerto será no dia 14, com a pianista “Young-Choon Park” da Coreia do Sul, que actuará, dia 16, em Vila-Real, seguindo-se, dia 23, “Dizzi Dulcimer Trio”, uma formação oriunda de Inglaterra e liderada por Rebecca Anne Edwards, que recupera a utilização do saltério em concerto, um instrumento de cordas de origem medieval ou mesmo anterior.

Sem comentários:

Enviar um comentário