15 de março de 2011

APRENDER É DIVERTIDO

Escola Augusto Moreno convoca quase mil alunos para a primeira fase do Projecto Matemática Ensino

A Escola Augusto Moreno conseguiu reunir 994 alunos em Bragança. O objectivo era levá-los a participarem no Projecto Matemática Ensino (Pmate), relacionado com a Universidade de Aveiro (UA). Um projecto que ocorre em duas fases: uma, distrital, que acontece em várias escolas do país, e outra, nacional, que será, depois, na UA. Apenas os melhores alunos, ou seja, aqueles que obtiverem melhor classificação nas provas, serão seleccionados para a segunda fase. De salientar que, a nível nacional, participaram neste teste ao conhecimento cerca de 12 mil alunos.
“Temos três salas preparadas com algum material informático, 33 computadores a funcionar, onde os alunos fazem a prova”, explicou a responsável pelo projecto, Paula Rodrigues, na anterior quarta-feira. Uma espécie de jogo de computador onde os jovens trabalham as suas várias áreas disciplinares.
“Existem diversas provas: uma de 1º ciclo, que envolve Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio; depois, outra baseada em Matemática desde o 5º ano até ao 12º ano; temos, ainda, uma prova que é a Rede Bio, onde participam só alunos do 10º e 11º ano; e temos, também, o Dar à Língua que trabalha a Língua Portuguesa”, continuou a docente.
Em Bragança, a Escola Augusto Moreno foi a única a dinamizar este projecto. Mas diferentes escolas no distrito poderiam ter optado por fazer o mesmo. Como isso não aconteceu, houve escolas de outros concelhos que aceitaram o convite proposto pela Augusto Moreno. “O que nós fizemos foi convidar outras escolas da cidade e, também, do distrito a participarem nesta primeira fase. As que responderam ao nosso convite foram Alfândega da Fé, Vimioso, Vinhais, Macedo e as de Bragança”, referiu Paula Rodrigues.

Sem comentários:

Enviar um comentário