Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros promove a Interculturalidade através de Leituras Gastronómicas Internacionais
O Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros, no âmbito do projecto aler+, desenvolveu um conjunto de iniciativas interculturais de 21 a 25 de Fevereiro. As diversas actividades tiveram como intuito principal valorizar a multiculturalidade, minimizando diferenças sociais e culturais. Isto porque, de acordo com a organização, a nossa realidade tem vindo a conhecer profundas alterações. Algo que deriva do acervo linguístico e cultural que nos chega através dos emigrantes portugueses que regressam e aos estrangeiros provenientes dos mais variados lugares do mundo que por aqui se fixam.
Assim, na cantina, a semana foi marcada por uma intensa e variada ementa com oportunidades para os distintos paladares. Os alunos experimentaram sabores nacionais e internacionais e ficarem a conhecer um pouco mais de cada um dos países de origem dos colegas e amigos. Pais e alunos elaboraram, ainda, um trabalho de pesquisa sobre a gastronomia dos seus países. Uma actividade que determinou um encontro gastronómico, a 22 de Fevereiro, na Biblioteca Escolar, com a degustação de sabores internacionais acompanhada de leituras em várias línguas.
A "caldeirada de palavras" foi um jogo "cozinhado" num pote de ferro recheado de "ingredientes" que se constituíram como mote para o improviso de frases, em ambiente de descontracção e boa disposição, dando origem a um texto colectivo. Neste Encontro foi valorizado, também, o Mirandês, "lhéngua" que faz parte da cultura de alguns alunos e professores do agrupamento.
O acontecimento contou com a colaboração e participação de alunos, pais, encarregados de educação, funcionários administrativos, assistentes operacionais, bibliotecários e a coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), Ana Pereira, para a criação e dinamização de actividades. Esta foi uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, da RBE e da Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas.
Sem comentários:
Enviar um comentário