31 de março de 2011

TERRENOS OFERECEM-SE

Executivo camarário de Alfândega da Fé lança um projecto inovador baseado em hortas biológicas

Associada à iniciativa “Vamos Plantar Portugal”, a autarquia alfandeguense pretende fomentar a agricultura biológica. Uma acção desenvolvida através do projecto Hortas Biológicas e que consiste na produção de hortas, na promoção da agricultura biológica e na compostagem caseira. Esta iniciativa surge na óptica da rentabilização e optimização dos terrenos municipais disponíveis, promovendo, simultaneamente, a criação de espaços verdes dinâmicos e a própria redução de resíduos.
No total, a Câmara Municipal de Alfândega da Fé disponibilizará, gratuitamente, 28 talhões, cada um com 45m2, numa zona privilegiada da sede concelhia, ou seja, na área onde se situam serviços como as Escolas e o Centro de Saúde. Os primeiros lotes de terreno destinados ao cultivo de hortas biológicas serão entregues na Semana da Primavera Biológica, que se assinala de 21 a 27 de Março. Segundo a autarquia, a efeméride pretende “celebrar a entrada na Primavera, sensibilizando a população para a necessidade de adoptar estilos de vida mais saudáveis, ecológicos e consentâneos com as leis da natureza, valorizando a protecção da saúde dos cidadãos para um futuro mais sustentável”.
Aos munícipes, vai ser dada, não só a oportunidade de produzirem aquilo que consomem, mas, também, de conseguirem um ganho extra com o cultivo dos produtos biológicos. Até porque o executivo garante que poderá apoiar acções de escoamento dos excedentes da produção. “Numa altura em que tanto se fala de crise económica, este projecto tem, também, um significado do ponto de vista social. Vai estar ao alcance de todos o cultivo de produtos com qualidade, controlando mais directamente aquilo que se consome, contribuindo não só para uma melhor saúde, mas também ambiente”, afiançou a edil alfandeguense, Berta Nunes.
Todos os interessados em participar neste projecto, que é pioneiro na região, devem efectuar a inscrição no site da autarquia ou directamente na Câmara Municipal.


Sem comentários:

Enviar um comentário