3 de março de 2011

"ENRAIZADOS EM CRISTO"

Encontro de jovens tem como pano de fundo viagem à Jornada Mundial da Juventude em Madrid

A 19 de Fevereiro, o dia amanheceu cedo para os 37 jovens que participaram no encontro “Enraizados em Cristo”. O programa, que decorreu no Seminário de S. José de Bragança, começou às 10 horas com a respectiva apresentação dos participantes e os ensaios. Seguiram-se os ensaios, a catequese, o trabalho de grupo e, ao final da manhã, o plenário. Com direito a almoço, o dia só se deu por terminado depois do painel vocacional e da eucaristia, que teve início às 16 horas.
“Convocámos este encontro e a seguir a este vamos convocar um por mês para nos prepararmos para o Dia Mundial da Juventude em Madrid”, afirmou Rufino Xavier, pároco da Paróquia de São Bento e São Francisco de Bragança, de Alfaião, S. Pedro e Samil e, ainda, reitor do seminário.
“O próximo encontro, em Março, também queremos que seja aqui no seminário, e teremos em Macedo, Mirandela, Mogadouro e em Vinhais. Depois, quem sabe, em Madrid com o Papa”, desvendou o presbítero, um dos responsáveis da Pastoral Juvenil e Vocacional – Marianos da Imaculada Conceição (MIC), entidade organizadora destas “acções de fé”. Mas o objectivo último destes encontros é mesmo o de angariar peregrinos, prepará-los e motivá-los para a Jornada Mundial da Juventude que este ano acontecerá em Madrid, de 16 a 21 de Agosto.


“O Papa, quando lança estas Jornadas Mundiais da Juventude, lança, também, um tema: Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé. E nós, ao longo destes encontros, vamos trabalhando esse tema. Nós vamos meditando nas palavras que Ele nos lançou e vamo-nos preparando, angariando fundos, conhecendo-nos uns aos outros, trazendo mais gente para sermos cada vez mais e ser um grupo significativo de jovens da Diocese Bragança – Miranda a ir a Madrid”, explicou Rufino Xavier.
De enfatizar, ainda, que no dia 26 de Fevereiro, houve um Jantar de Enamorados em Balsamão, Macedo de Cavaleiros. “Felizes… os que amam” foi o ponto de partida para momentos românticos com música, poesia e degustação de sabores. “Este é um jantar à luz das velas para aqueles que colocam Deus entre os dois”, referiu o pároco Eduardo Novo, da congregação religiosa MIC, em Balsamão.


Sem comentários:

Enviar um comentário