15 de março de 2011

UMA REALIDADE NÃO ESQUECIDA

Autarquia vinhaense, conivente em apoio à Terceira Idade, cria 10 postos de trabalho com verba anual de 50 mil euros

No âmbito da prestação de serviços sociais nas áreas de enfermagem, fisioterapia e animação social, a Câmara Municipal de Vinhais (CMV) estabeleceu um protocolo com todas as sete Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho.
Com efeitos imediatos, trata-se de uma verba anual na ordem dos 50 mil euros que visa a implementação de 10 empregos nas várias IPSS com o intuito de potenciar uma melhoria na qualidade de vida dos seus “clientes” e munícipes, nomeadamente, dos mais idosos.
“Assinámos um protocolo com todas as IPSS do concelho para a prestação de cuidados de saúde primários e de bem-estar às populações nas áreas da animação social, fisioterapia e enfermagem”, fundamentou o edil vinhaense, Américo Pereira. “É um projecto que irá permitir aos utentes das instituições usufruir desses cuidados, mas, também, se pretende, simultaneamente, que a população local possa ser beneficiada”, prosseguiu.


À população sénior, mais ou menos carenciada, serão prestados os respectivos cuidados de saúde, lazer e animação sócio-cultural, para que possam, assim, multiplicar a sua inclusão social. Abrangidos por este projecto, só utentes directos, isto é, nas próprias instituições, são entre 250 a 280 indivíduos. Todos estes “cuidados” partirão dos 10 novos técnicos contratados pelas IPSS, através da autarquia. “Em termos de emprego, a contratação de 10 técnicos superiores é uma questão muito importante, que só foi possível graças ao bom entendimento entre a câmara e as próprias instituições que perceberam a necessidade de colocar estes serviços em favor da comunidade”, explicou o autarca.
A cerimónia protocolar entre a CMV e as IPSS do concelho, que decorreu no passado dia 3 de Março, contemplou Ervedosa, Agrochão, Vila Boa, Vinhais, Moimenta, Vale das Fontes, Idral e Vilar de Lomba




Sem comentários:

Enviar um comentário