15 de abril de 2010

CELEBRAÇÃO FEMININA

O Dia Internacional da Mulher serviu de aperitivo a um jantar onde compareceram quase 100 mulheres


O Dia Internacional da Mulher comemorou-se, em Bragança, num jantar servido, no restaurante “O Borralho”, a 94 participantes. Promovido pelo Centro Paroquial e Social dos Santos Mártires (CSPSM), uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que comemora, este ano, as suas bodas de prata, a mesa serviu de ponto de encontro a mulheres de todas as idades. Sempre bem dispostas, tiveram direito a brindes oferecidos por algumas empresas, a destacar, a ParaFarmácia "Lacu Salutis", a Farmácia Confiança, a Farmácia Eixo Atlântico, a "Loja Montesino" e a perfumaria " Perfum´arte". As mulheres foram, ainda, agraciadas com uma actuação de dois animadores masculinos da Escola Profissional de Carrazeda de Ansiães que, de certa forma, funcionaram como sobremesa. A dupla adoçou o espírito e contribuiu para terminar, em riso, este encontro bem sucedido, pela massiva participação feminina.
“Estávamos a contar com 30 ou 40 mulheres, mas juntarmos tantas, na cidade de Bragança, não é normal. É quase como que uma espécie de hino, de louvor à mulher”, afirmou Carla Pires, uma das responsáveis pela organização do jantar e coordenadora do Projecto “Inovar e Participar para Incluir”, resultante do Programa de Contrato Local de Desenvolvimento Social (CDLS), em que o CSPSM é a entidade patronal.
Resultante de uma parceria entre a Segurança Social, a Câmara Municipal e o CSPSM, este projecto, que teve início em Janeiro, prevê, como “metas finais”, empregar 150 pessoas e estimular 12 na criação do seu próprio emprego. Os objectivos mais imediatos visam, essencialmente, a intervenção comunitária e a inclusão social.


“É um projecto inovador que irá envolver 1 freguesia urbana e 4 freguesias rurais, com espaços abertos para o diálogo, apoio familiar, apoio ao associativismo, à formação e ao empreendedorismo, entre outros”, revelou a sua coordenadora.
Associado ao projecto, que terá a duração de 36 meses, está uma equipa multidisciplinar que, para além de Carla Pires, conta com 4 técnicas. São elas, Vanda Palas, psicóloga, Natália Moreira, gestora de recursos humanos, Vítor Costa, economista, e Juliana Pinheiro, animadora sócio-cultural, todas envolvidas na organização do jantar do Dia Internacional da Mulher.


Sem comentários:

Enviar um comentário