29 de abril de 2010

NOVA REFERÊNCIA CULTURAL

Livraria, papelaria, tabacaria, publicações e serviços numa só loja, é a book.it e inaugurou no Bragança Shopping

A book.it, inaugurada recentemente no Bragança Shopping, apresenta-se no mercado como a primeira insígnia de retalho especializado moderno que coloca num só espaço quatro conceitos de negócio: livraria, papelaria, publicações e serviços. Esta é a 15ª loja do Grupo SONAE a abrir portas em Portugal e pretende ser o principal ponto de referência cultural da cidade de Bragança.
“A book.it assenta em dois conceitos base, livraria e papelaria, mas tem outros conceitos associados como o de publicações, tabacaria e gifts. É esta união que nos fortalece e nos proporciona um carácter inovador, especialista e diferenciador”, explica Margarida Matos, a directora comercial do Bazar Ligeiro, que é o detentor da insígnia book.it.
A estreia deste conceito decorreu em Chaves no ano de 2007. Actualmente, estão espalhadas por todo o país e o plano de expansão compreende a abertura de 50 lojas até 2012. “É esse o nosso grande objectivo”, revela a directora comercial, que acrescenta, “este é um conceito único a nível nacional, pois identificámos que havia uma necessidade de oferta conjunta de papelaria e livraria. O mesmo não acontece com outros conceitos que, apesar de semelhantes, não oferecem papelaria.”
Outra mais-valia da book.it é a vertente das publicações. “Procuramos ir de encontro a cada comunidade com publicações de autores locais. Esse é outro dos nossos objectivos”, anuncia Margarida Matos.
“Este conceito tem atraído muita gente e tem sido um sucesso”, segundo a responsável, que afirma também que haverá lançamentos de livros, sessões de autógrafos com escritores nacionais na altura de lançamentos e a hora do conto que, por vezes, será encenada.


Outra cara do Grupo SONAE presente na inauguração foi Mónica Moas, directora da Unidade de Negócio de Cultura. “No âmbito da relação com a comunidade local, temos vindo a fazer um esforço com as escolas no sentido de trazer as crianças às nossas lojas. Daí termos a hora do conto todos os sábados, às 16 horas, sendo que, uma vez por mês, virão contadores de histórias ou, então, os contos serão lidos pelos próprios autores”, desvenda a responsável comercial por esta área de negócio, que conclui, “a meta de 50 lojas não é ambiciosa porque nós, no Grupo SONAE, somos assim, ou estamos num negócio ou não.”
Numa primeira fase, a book.it localizar-se-á, preferencialmente, fora dos grandes centros urbanos, em cidades de pequena e média dimensão, como é o caso de Bragança. As lojas, com uma área média de 250m2 a 500m2, assumem um posicionamento de fazer crescer a cultura em Portugal, “massificando-a e permitindo que esta chegue a todos”, sublinha Mónica Moas. Neste momento, os 15 estabelecimentos comerciais existentes ocupam uma área superior a 5 mil m2.

Sem comentários:

Enviar um comentário