15 de abril de 2010

APADI EM VIA SACRA

Dramatização da Via Sacra integra portadores de deficiência e mostra à sociedade as suas competências


No dia 25 de Março, pelas 20:30, a Associação de Pais e Amigos do Diminuído Intelectual (APADI) dramatizou a Via Sacra no Auditório Paulo Quintela. A celebração pascal estava prevista para acontecer junto à Sé Velha, no entanto, e devido às condições climatéricas adversas, trocou-se o palco, mas manteve-se a peça, posta em cena por 17 utentes e algumas funcionárias da APADI que assumiram personagens como actores. Com o espaço praticamente lotado, as hostes foram iniciadas com um breve discurso do Bispo da Diocese de Bragança- Miranda, D. António Moreira Montes. Seguiram-se os cânticos, a apresentação multimédia da Paixão de Cristo e a dramatização da Via Sacra.
“Os utentes que estão aqui a actuar são portadores de deficiência, desde ligeira, moderada a severa, e estão numa faixa etária que vai desde os 19 aos 60 anos de idade”, informa Carla Gomes, psicóloga e directora técnica da APADI.
Na quinta iniciativa do género, “esta oração representa a vida de Cristo, desde que entrou em Jerusalém aclamado com ramos de palmeiras, até à morte e ressurreição. São 13 etapas, mas nós só vamos pegar nos momentos mais importantes”, explica o monitor Pedro Castro, responsável pela Dramoterapia, na qual está incluída a teatralização da Via Sacra.


Sem comentários:

Enviar um comentário