30 de abril de 2010

"FELICIDADE OU CONHECIMENTO?"

Co-autor Jorge Humberto Dias apresenta livro “Felicidad o Conocimiento?” ao público brigantino

No passado dia 8 de Abril, foi apresentado, em Bragança, o livro “Felicidad o Conocimiento? - La Filosofía Aplicada como la Búsqueda de la Felicidad y del Conocimiento”, da autoria de Jorge Humberto Dias e José Barrientos Rastrojo.
A obra absorveu os autores por um período de dois anos e resume o percurso de ambos na Consultoria Filosófica. Nele são abordadas definições, explorados métodos de consulta e apresentados casos práticos. O título espelha a diferente posição dos autores, relativamente à fundamentação da consulta filosófica. Para Jorge Dias, a consulta deve potenciar a Felicidade do consultante, enquanto que, para José Barrientos, a consulta deve ajudar a encontrar a Verdade do pensamento. No entanto, concluíram que as duas dimensões se articulam e interagem, quer na busca da felicidade, quer na procura da verdade.
Organizada pelo Centro de Formação da Associação de Escolas Bragança Norte, a sessão abriu pelas palavras da sua directora, Elisete Afonso, que apresentou o único autor presente, Jorge Humberto Dias, precursor da consultoria filosófica em Portugal. Este autor nacional fundou, em 2004, a Associação Portuguesa de Aconselhamento Ético e Filosófico, que presidiu até 2008. Foi, também, responsável pela organização de vários encontros de consultores filosóficos de prestígio internacional, onde marcaram presença: Lou Marinoff, autor do bestseller internacional “Mais Platão, Menos Prozac”, Oscar Brenifier, José Barrientos, Rayda Guzman, Gabriel Arnaíz e Félix Garcia Moryion.
No Auditório Paulo Quintela, o serão culminou com um porto de honra, em homenagem aos autores e à obra apresentada, sendo considerada por Elisete Afonso como uma " terapia para os mais reflexivos e uma caminhada que vale a pena empreender para nos ajudar a reflectir nos momentos difíceis da vida”.

Sem comentários:

Enviar um comentário