30 de abril de 2010

MAIS ORGANIZAÇÃO, MENOS ESPAÇOS

A Feira das Cantarinhas incluirá cerca de 450 expositores, enquanto que, paralelamente, a Feira do Artesanato mais de 75


A Feira das Cantarinhas, de 1 a 3 de Maio, será realizada na zona envolvente ao Mercado Municipal, enquanto que, simultaneamente, a XXIV Feira de Artesanato de Bragança, entre 28 de Abril e 2 de Maio, terá lugar na Praça da Sé, na Rua Alexandre Herculano e, pela primeira vez, na Rua da República. Ambas as feiras, terão um orçamento de 40 mil euros, à semelhança de anos anteriores. No entanto, a Feira das Cantarinhas contará com cerca de 450 expositores e a Feira do Artesanato com 75. Menos do que o ano passado. A organização defende que é impossível aumentar os espaços de venda nas ruas e avenidas da cidade por questões de segurança e de preservação das vias. Assim, menos feirantes e uma maior concentração dos mesmos, serão as principais alterações à Feira das Cantarinhas. A prioridade será concedida aos expositores das feiras mensais, seguem-se os feirantes por grau de antiguidade de participação na Feira das Cantarinhas e, só depois, todos os outros.
Na conferência de imprensa para apresentação dos eventos, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Bragança (ACISB), e a Câmara Municipal de Bragança, parceiros organizativos, entraram em litígio relativamente a algumas questões. Mas, depressa, afirmaram que não passavam de “mal-entendidos”.
A ACISB, principal promotora do evento, na voz do seu presidente, José Carvalho, afirma que, há menos expositores na Feira das Cantarinhas, sobretudo de vestuário e calçado. “A câmara municipal melhorou o espaço da feira, mas houve um encurtamento do mesmo, o que não nos vai permitir aceitar todas as inscrições”, declara o defensor de uma ideia de continuidade da própria feira entre os seus diferentes espaços.

Menos expositores do que em edições anteriores, mas, em continuidade, melhor organizados


O vice-presidente da CMB, Rui Caseiro, mostrou-se surpreendido quando confrontado com a redução de meia centena de expositores. “Colocámos as diversões no parque de estacionamento da câmara, porque se entendeu que havia espaço suficiente. Daí ficar um pouco surpreendido por a ACISB dizer que não há espaço suficiente. Podiam pôr-se as diversões no Eixo Atlântico, por exemplo”, disse Rui Caseiro. “Agora, não podemos colocar tudo no centro da cidade. Há limites”, sublinhou.
Segundo a secretária-geral da ACISB, Anabela Anjos, os feirantes mostraram-se intransigentes, quanto à colocação das suas diversões no Parque do Eixo Atlântico, advogando que, se fosse esse o caso, não viriam. Apesar desta questão, a responsável realça outra como sendo a mais importante. “Os comerciantes, que habitualmente participam na feira mensal, não têm tendas com dimensões diferentes das usadas na Feira das Cantarinhas”, anuncia. A solução poderá estar no alargamento da zona de feirantes na avenida Bragança Paulista, junto à escola Paulo Quintela.
De salientar que, ao contrário de outras edições, será permitido o acesso de carro à Praça da Sé. No programa, destaque para a XI Milha das Cantarinhas, Luta de Touros a 2 de Maio, e actuações de grupos musicais regionais como “Terra Firme”, Tuna do Patronato, Grupo Popular dos Santos Mártires, Rancho Folclórico do Bairro da Mãe d´Água, Casa do Professor de Bragança e Tuna Feminina do IPB, entre várias outras.



 

Sem comentários:

Enviar um comentário