15 de abril de 2010

UMA ACTIVIDADE INTEGRADORA

Árvore, Floresta e Água celebradas por alunos a uma só voz com um desfile que assinalou as efemérides


Na EB 2. 3 Augusto Moreno, na passada segunda-feira, dia 22, comemoraram-se algumas datas que têm vindo a ganhar uma relevância especial devido às crescentes preocupações ambientais. Assim, festejou-se, em simultâneo, o Dia Mundial da Árvore e da Floresta (21 de Março), e o Dia Mundial da Água (22 de Março), através de um desfile de 14 fatos elaborados com material reciclado. Apesar de terem sido as crianças da 3ª classe a percorrer a passerelle, os fatos foram concebidos por alunos do Curso de Educação e Formação (CEF) de Pré-Impressão. No entanto, esta iniciativa começou quando os estudantes se mostraram interessados em participar numa actividade programada pelo Departamento de Matemática e Ciências Experimentais.
“Eu perguntei aos miúdos se eles gostariam de participar, eles mostraram-se interessados e fiz-lhe a proposta do desfile, que poderia funcionar caso conseguíssemos arranjar fatos ecológicos. Eles acharam piada e disseram que sim, que gostariam, não de desfilar, mas antes de compor e elaborar os fatos. Então, eu fiz a proposta à professora do 1º Ciclo, e uma turma sua ofereceu-se para desfilar”, revela a docente Elizabete Martins Diegues, que é também a coordenadora de curso.


No total, integraram o desfile 20 crianças. 14 com fatos e 6 com cartazes. Os fatos foram feitos pelos alunos dos CEF, em parceria e com a ajuda de todos os seus professores das várias disciplinas, onde, em cada uma, desempenharam várias tarefas que culminaram com a concepção dos fatos. “Em todas as disciplinas, as crianças tinham tarefas específicas que contribuíam para o desfile. Por exemplo, em Português, Cidadania e Matemática fizeram os fatos, nas áreas da componente tecnológica, fizeram panfletos e desdobráveis. Noutras disciplinas, fizeram a apresentação das imagens mostradas alusivas ao dia e, também, músicas para o próprio desfile”, afirma a responsável. Segundo Elizabete Martins Diegues, este desfile é “uma actividade integradora”, pois procura integrar os CEF nas actividades da Escola.
Os Cursos de Educação e Formação (CEF) são uma oportunidade para os alunos poderem concluir a escolaridade obrigatória, através de um percurso flexível e ajustado aos seus interesses, ou para poder prosseguir estudos ou formação que lhe permita uma entrada qualificada no mundo do trabalho.


Sem comentários:

Enviar um comentário