16 de abril de 2010

GIMONDE DÁ "PASTA"

Motas todo-o-terreno e quads desbravaram monte de Gimonde numa prova de velocidade algo arriscada


A 7ª Rampa Monte Guieiro não se realizava há 2 anos, mas regressou a Gimonde este sábado, atraindo muito público num dia solarengo. Na classificação geral, em primeiro lugar, Tó Preto, em duas rodas, em segundo, José Alexandre, que foi o primeiro das moto-quatro, e em terceiro, Nuno pinto, que ficou em segundo nas duas rodas. Há, ainda, a registar um queda ligeira de quad e uma mota que ficou sem gasolina a meio do percurso.
Este evento não tem acontecido em anos seguidos por causa da prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, por coincidir na mesma altura. “Este ano, como é só em Setembro, ficámos com esta data livre para realizar a Rampa, e também o Bragança-Zamora que vai ser no próximo fim-de-semana, um Raid Passeio Todo o Terreno para motas, quads e jipes”, divulgou o presidente do Moto Cruzeiro, Francisco Vara.
Supostamente, para começar às 14 horas, a prova só teve início já passava das 15 horas, uma Rampa de 4 quilómetros, aproximadamente, ao cronómetro, em que cada piloto teve três subidas, três tentativas, o que totalizam 12 quilómetros. Das três subidas, só se aproveitam duas, ou seja, são considerados os dois melhores tempos, somam-se e é o total que será considerado como o melhor tempo, sagrando-se o vencedor. “Uma das subidas pode correr pior e é essa que os pilotos deverão deitar fora. É uma prova de velocidade, aqui não há como recuperar, pois não é uma prova de resistência, mas sim de tempo”, acrescentou o responsável organizativo.
Com características muitos próprias, a prova incluiu cerca de 20 participantes, quase todos da região. Houve alguns pilotos que confirmaram ao Jornal Nordeste a perigosidade da pista. “Tem uma ribanceira do lado esquerdo do traçado e, se a mota não agarra, vai em frente. É um bocado perigoso e complicado, pois não há protecção nenhuma, só árvores e giestas. Mas, também é o que torna isto divertido, a adrenalina!”, afirmou Xico Tiago.
Frias, que patrocinou alguns dos pilotos presentes, decidiu por bem não participar, depois de ter experimentado a pista e, apesar, de estar inscrito como piloto de quad, alegando que não estavam reunidas as condições necessárias de segurança para a prática da modalidade.

O grande vencedor da Geral, Tó Preto, com pouco mais de 6m nas 2 mãos



Sem comentários:

Enviar um comentário