30 de abril de 2010

"UMBIGO DO MUNDO"

Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros distinguida com Menção Honrosa do Prémio Geoconservação 2010

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros foi premiada com uma Menção Honrosa do Prémio Geoconservação 2010, atribuída pelo Grupo Português ProGEO – Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico. A cerimónia de entrega do galardão decorreu na tarde do dia 22, coincidindo, simbolicamente, com o Dia Internacional da Terra e com o Dia Nacional do Património Geológico.
Este prémio distingue o trabalho que a Câmara Municipal tem desenvolvido na área da conservação e promoção do património geológico do Sítio de Morais, um sítio de Rede Natura e uma das vertentes do Projecto Geoparque.
A candidatura do município macedense, intitulada “Umbigo do Mundo”, destaca as múltiplas acções que têm sido realizadas no âmbito da geoconservação do Sítio de Morais, entre elas: preservação do Sítio de Morais e o desenvolvimento das suas gentes, sensibilizando para o empreendedorismo; recuperação da escola primária de Salselas e de um espaço na aldeia de Morais para funcionar como centro de apoio ao visitante; concepção e edição de um guia acerca do Sítio de Morais, com destaque para a sua geologia, flora e valores culturais das suas gentes; e um estudo integrado do Sítio de Morais para que se possa conceber um instrumento de gestão para os habitats prioritários ao nível da flora e da fauna.
A candidatura foi elaborada pelo Geólogo e Investigador do Laboratório Nacional de Energia e Geologia e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Eurico Pereira, que colabora com a autarquia e a quem se deve muito do conhecimento do Sítio de Morais, e pela Técnica da Câmara Municipal, Sílvia Marcos.
O Prémio Geoconservação foi implementado pela ProGEO com os objectivos de distinguir os melhores exemplos de conservação do património geológico promovidos por autarquias, estimular uma reflexão crítica sobre a necessidade de conservar o património geológico e incentivar as autarquias a adoptar estratégias e procedimentos, e divulgar e sensibilizar o público em geral para o reconhecimento do valor do património geológico como parte integrante do património natural.
O património geológico engloba um conjunto de locais, como rochas, minerais ou paisagens, que são testemunhos importantes na reconstituição de fenómenos que contribuem para se perceber as modificações que o planeta foi sofrendo ao longo dos tempos.

Sem comentários:

Enviar um comentário