26 de abril de 2010

SUA SANTIDADE EM PORTUGAL

Manifestar unidade na recepção a Bento XVI é premissa da Conferência Episcopal Portuguesa


A Conferência Episcopal Portuguesa entendeu demonstrar a importância da visita de Sua Santidade, o Papa Bento XVI, procurando unir todos os portugueses em torno deste acontecimento, Assim, foi celebrado um protocolo entre a Lena Comunicação e a Coordenação Geral da Visita Apostólica com vista à concepção, produção e distribuição de uma colecção comemorativa da visita papal. Esta colecção, que pretende ser uma manifestação de unidade na recepção a Sua Santidade, teve início com um momento de inspiração do mestre Albuquerque Mendes que criou a medalha “Amanhecer” em homenagem a Bento XVI. O trabalho foi apresentado ao Coordenador da Comissão Organizativa da Visita, D. Carlos Azevedo, que entendeu a ligação entre a Religião Católica e a estética contemporânea do artista. A partir daí, foram criados os outros dois elementos: o Estandarte da Paz e o Lenço Peregrino. Esta colecção exclusiva, com Direitos de Imagem protegidos, pode ser encontrada em qualquer quiosque ou na diocese, e foi apresentada, pela primeira vez, a nível nacional, em Bragança, na passada quinta-feira, no Auditório Paulo Quintela.
“Com esta iniciativa, nós queremos sentir essa proximidade. Andar com o lenço, nesses dias, ou com a medalha é uma forma humana de exteriorizar o acontecimento eclesial e uma forma de participação”, afirmou o bispo de Bragança e Miranda, D. António Moreira Montes.


Durante os 4 dias da visita papal, de 11 a 14 Maio, o clérigo não estará na diocese, pois irá acompanhar o Santo Papa em toda a sua visita. “Eu vou estar sempre com o Papa, Está combinado que nós, os bispos, participaremos em todos os acontecimentos, excepto no aeroporto, à chegada e na partida”, revela. O bispo de Bragança – Miranda pretende mobilizar toda a diocese a desfraldar o estandarte e a usar o lenço e a medalha durante a visita de Bento XVI.
“Esta iniciativa realizada em Bragança pela entidade que criou estes objectos é uma forma de nos sensibilizar para a vinda do Santo Padre. Embora só visite três locais, o Santo Padre vem a Portugal”, sublinhou D. António Moreira Montes.
Rogério Gomes, representante da Sojormedia, empresa que tem o acordo com a Conferência Episcopal para a distribuição dos produtos oficiais da visita do Papa Bento XVI, referiu: “são objectos especialmente criados para uma distribuição nacional, para que o país possa manifestar a sua alegria pela visita do Santo Papa”.

Sem comentários:

Enviar um comentário