Espinhoso celebrou a Páscoa com muito folar, música ao vivo e a dramatização da Via Sacra
Após 2 anos de inactividade, a Associação Recreativa e Cultural Espinhosense (ARCE) reabriu as suas portas em época de Páscoa. Assim, a 3 de Abril, a aldeia de Espinhoso, no concelho de Vinhais, dramatizou, pela 1ª vez na sua história, os últimos dias da vida de Cristo na Terra e, a 3 de Abril, fez-se a Festa do Folar, onde a iguaria foi servida gratuitamente ao som de música ao vivo.
“Sendo a Páscoa uma época de grande significado religioso, a ARCE resolveu representar a Paixão de Cristo, mas não foi fácil juntar 30 e tal figurantes, todos trajados à época”, afirmou o presidente da direcção recentemente empossada da ARCE, Jorge Pinheiro, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Vinhais e da Junta de Freguesia da mesma cidade, no desenvolvimento destas iniciativas.
O dirigente, eleito há apenas três meses, referiu que a associação esteve fechada durante 2 anos. Não obstante, “temos outras actividades já planeadas para 2010 e vamos tentar dar um pouco de vida a esta aldeia que bem merece”, referiu
Já para este ano, a ARCE programou custear uma viagem com cerca de 55 pessoas de Espinhoso aos Picos da Europa, mais concretamente ao Santuário de Cova Longa. Pensa também recuperar as tradições de há 50 anos, através da Festa da Malha, em Agosto, para além de outras datas e efemérides a celebrar pela Associação, como o Viver o 25 de Abril e o 1º de Maio.
A ARCE é uma associação sem fins lucrativos, ao serviço de todos os habitantes de Espinhoso, com o objectivo final de dinamizar a localidade em que está inserida, mas, também conseguir chegar a outros pontos do concelho, do distrito e de Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário